domingo, 30 de agosto de 2009

SAI 3ª EDIÇÃO DE DOLENTES - ALELUIA!


       Enfim, depois de várias promessas, DOLENTES, do poeta granjense Lívio Barreto, é reeditado.
A 1ª edição deu-se em 1897, pelo amigo do poeta Waldemiro Cavalcânti, que a fez atendendo a um modesto pedido seu:

        “O meu livro não tem prólogo e não tenho bem a quem me dirigir pedindo-o, senão a V., que pode com franqueza dizer o que ele vale; assim peço-lhe que continue a sua penitência apresentando esse pobre defeituoso à vida que o espera. A mim e a ele honrarão sobremaneira quaisquer palavras que haja de escrever em suas primeiras páginas. "


        A 2ª edição aconteceu em 1970, comemorativa dos 100 anos de nascimento do poeta, pela Secretaria de Cultura e desporto do Ceará.
Em 1995 - centenário de morte do iluminado simbolista granjense - frustrando várias espectativas, nada aconteceu. Nada.
         Só agora, em 2009, sai a tão esperada 3ª edição de Dolentes, pela Secretaria de Cultura do Ceará. Boa, porém com algumas falhas gráficas, e ainda queremos resgistrar aqui uma outra falha, que ainda poderá ser corrigida: sendo o berço do ilustre cearense, a Granja deveria ter sido contemplada com uma substanciosa partida de exemplares do livro. A Biblioteca Pública do Município recebeu apenas 2 exemplares da obra. Isso é muito pouco. Dois mil livros seriam o ideal para que se fizesse uma boa divulgação da importante obra de Lívio Barreto.
            De qualquer forma, estamos de parabéns, pelo fato da reedição.

Para conhecer, na íntegra, a vida e obra de Lívio Barreto,
entre no endereço abaixo:




Nenhum comentário:

Postar um comentário