segunda-feira, 9 de março de 2009

TRAGÉDIA DA PEDRA DA ONÇA

...... A Pedra da Onça é uma grande formação rochosa, localizada entre a Granja e a Sambaíba, em cujo topo há uma bacia que no período chuvoso acumula bastante água, formando uma piscina natural, que recebe o precioso líquido diretamente das nuvens.

.....Lá do alto, tem-se uma vista privilegiada, apesar da sensação estranha que se sente naquele lugar ermo e exótico, principalmente para quem conhece sua história....

.....Conta a tradição que há muito tempo as mulheres dos arredores custumavam lavar roupas à beira daquele belo e insólito reservatório. Com aquela enorme laje, era um lugar ideal para baterem e quararem a roupa ao sol. Certa vez, uma dessas mulheres tendo ido para lá com sua trouxa, estava demorando muito a retornar a casa. Depois de várias horas de espera, seus familiares dirigiram-se até a pedra à procura da lavadeira. Chegando lá, depararam-se com sua roupa completamente estraçalhada, sangue e restos do seu corpo, que eram aproveitados pelos urubus. Logo perceberam claros indícios da visita de um onça, que de lá saíra saciada.

....Desde esse episódio, lavadeira alguma jamais se atreveu a galgar aquela rocha com sua trouxa de roupas. Só os abutres ainda hoje rondam aquele recanto, belo e ao mesmo tempo sinistro, à espreita não se sabe do quê.

Um comentário:

  1. Boa postagem. Divulgar histórias granjense, verídicas ou não, é sempre valoroso.

    ResponderExcluir