quinta-feira, 19 de março de 2009

MITOTÔNIO E A PANELADA ASSASSINA

Encontramos, na Folha Online (São Paulo), datada de 03/06/2003, a curiosa matéria sobre o lendário jogador granjense, o Mitotônio, que deu nome ao estádio de futebol da Granja. Confira.


“Artigo: Mitotônio e a panelada assassina

ALEC DUARTE
Colunista da Folha Online

Mitotônio almoçou panelada - cozido tipicamente nordestino de vísceras de bode - e foi trabalhar. Era 1º de abril de 1951, mais um domingo de sol e calor em Fortaleza.

Durante o expediente, sentiu-se mal e foi levado a um hospital. O diagnóstico: congestão estomacal aguda (ou acúmulo excessivo de sangue no estômago). Mitotônio morreu.

Acontece que Mitotônio era ponta-esquerda do Ceará e formava, ao lado de Hermenegildo, uma temida dupla de ataque. O binômio almoçar panelada e jogar futebol custou sua vida, mas o transformou numa lenda do futebol cearense.

Mitotônio era um cabra chegado a façanhas. Comandou, por exemplo, um show do Ceará contra o Sussex Trader (Inglaterra), clube que excursionou pelo Brasil em 1949. Os ingleses perderam de 16 a 0 numa jornada histórica da equipe brasileira.

Anos antes, em 1942, foi bicampeão estadual num time que tinha como zagueiro central o voluntarioso Vinte e Oito.

Fosse jogador profissional nos tempos de hoje, jamais teria comido panelada antes de uma partida de futebol.

A nutrição assumiu, em todos os esportes, um papel preponderante da década de 90 para cá. E a tendência é que as benesses da boa e adequada alimentação incrementem ainda mais o rendimento de esportistas de alto nível.

É pena que o folclórico Mitotônio não teve a oportunidade de desfrutá-las.

Fonte: www1.folha.uol.com.br/.../ult1419u17.shtml

2 comentários:

  1. Já fazem muitos anos, mas são poucos os que sabem a história desse granjense que levou o nome de nossa cidade além de suas fronteiras, foi um grande jogador. Parabéns Pedro, pela sua iniciativa de mostrar mais um granjense ilustre.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Pedro,

    Gostaria de parabenizar pelo blog.
    Gostei tanto pois você busca história e figuras da nossa cultura local. Há coisas publicadas aqui que confesso que eu não sabia.

    Porém, venho a este espaço para lhe pedir a permissão para republicar a matéria acima veiculada "Mitotônio e a Panelada Assassina".

    Peço, por favor, que me retorne.

    Atte,
    Fagner C Vasconcelos
    www.parazinet.com

    ResponderExcluir