A 1ª edição deu-se em 1897, pelo amigo do poeta Waldemiro Cavalcânti, que a fez atendendo a um modesto pedido seu:
Para conhecer, na íntegra, a vida e obra de Lívio Barreto,
entre no endereço abaixo:
Para conhecer, na íntegra, a vida e obra de Lívio Barreto,
entre no endereço abaixo:
Adicionar legenda |
Artesão de Si é uma boa opção de
leitura. É só ir ao IJX e adquirir a obra.PARABÉNS, LIRA, PELA ESTREIA NO MUNDO DAS
LETRAS.
.....
Esta carta foi enviada pelo magistral poeta Carlos Drummond de Andrade ao granjense Lívio Barreto Xavier, depois que este se fixara em São Paulo e se tornara um jornalista e crítico literário respeitado, a ponto de ser chamado de mestre pelos colegas de trabalho. Lívio publicou alguns livros. É sobre um deles (Infância na Granja) que o poeta mineiro fala......Que maravilha ler Drummond, principalmente quando se refere a um conterrâneo! Afinal, não é qualquer brasileiro que tem em seus alfarrábios uma carta recebida do famoso itabirano.
*Este belo poema é de Antônio Evaristo da Paz Sá, granjense,
residente no Rio de Janeiro.A pintura acima é "Operários" - Tarsila do Amaral
...... A Pedra da Onça é uma grande formação rochosa, localizada entre a Granja e a Sambaíba, em cujo topo há uma bacia que no período chuvoso acumula bastante água, formando uma piscina natural, que recebe o precioso líquido diretamente das nuvens.
.....Lá do alto, tem-se uma vista privilegiada, apesar da sensação estranha que se sente naquele lugar ermo e exótico, principalmente para quem conhece sua história....
.....Conta a tradição que há muito tempo as mulheres dos arredores custumavam lavar roupas à beira daquele belo e insólito reservatório. Com aquela enorme laje, era um lugar ideal para baterem e quararem a roupa ao sol. Certa vez, uma dessas mulheres tendo ido para lá com sua trouxa, estava demorando muito a retornar a casa. Depois de várias horas de espera, seus familiares dirigiram-se até a pedra à procura da lavadeira. Chegando lá, depararam-se com sua roupa completamente estraçalhada, sangue e restos do seu corpo, que eram aproveitados pelos urubus. Logo perceberam claros indícios da visita de um onça, que de lá saíra saciada.
Quem souber seu nome, favor fazer comentário abaixo ou contatar pelo e-mail: pedrosmagalhaes@hotmail.com
*Francisca Daniele Moreira Sampaio nasceu na Granja,
Ceará, aos 13 de julho de 1986. Foi escoteira e música da bandinha municipal da Granja.
Atualmente mora em Sobral, onde cursa Física na Universidade
Estadual Vale do Acaraú – UVA.
*Pe. Osvaldo Carneiro Chaves nasceu a 21 de outubro de 1923, no sítio Angelim, distrito de Sambaíba , município de Granja, Ceará. Filho primogênito de Manuel Chaves Fernandes e Maria Carneiro Chaves.
Compôs, aos 17 anos, os versos que mais tarde seriam a letra do hino do município da Granja.
Criador de um vasto acervo poético, permite, em 1985, que publiquem o livro Exíguas, lançado em 1986 e relançado em 2007, acrescido de nonos poemas.
* Francisco Pereira de Paula, mais conhecido por Chico Borboleta, nasceu em 07 de maio de 1966, na localidade de Tabuleiro do Altino, Granja – CE. É filho de Benedito Guilherme Pereira e de Neuza Chagas de Paula.
Cursou Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.